19 de julho de 2010

Serra do Japi - 03/06/2010



   A trilha do Paraíso , na Serra do Japi, se apresentou tranquila, sendo uma ótima opção para aqueles que estão iniciando no mundo dos trekkings. Sem subidas muito íngrimes, nem muita dificuldades no percurso, pudemos apreciar esta pequena cadeia montanhosa localizada no sudeste do estado de São Paulo, que faz divisa com os municípios de Jundiaí, Cajamar e Cabreúva.
É importante ressaltar que esta trilha só pode ser feita com um guia devidamente autorizado, em pequenos grupos de no máximo 15 pessoas e agendada com certa antecedencia.
    Ao longo do caminho, encontramos várias minas de água brotando do chão devido ao tipo de solo do qual esta serra é formada: rochas extremamente resistentes de quartzo.
   Com destino a cachoeira, tivemos uma excelente aula de Bilogia com o professor Osmar que fez diversas paradas rápidas ao longo do caminho, contando um pouco da história da serra, explicando a importância deste ecossistema e falando um pouco sobre o tipo de vegetação e da fauna ali encontradas. Pudemos observar uma preguiça no topo de uma árvore, que quase nos passou desapercebida. Só nos demos conta de sua presença devido a um galho de árvore que, pela forma como estava caído no meio da trilha, demonstrava que havia sido quebrado por algum animal. Segundo o professor, ela deveria estar se abrigando de seus predadores.


   Passamos por três pequenos corregos de água cristalina, que vão se juntando em trechos mais adiante para formar pequenas cachoeiras ou pequenos rios.


   Chegando ao nosso destino, apenas duas pessoas foram corajosas o suficiente para entrar na água fria da cachoeira: o Adriano e o Duh. Os outros preferiram repor as energias no "pique-nique" realizado nas pedras com uma bela vista da cachoeira.








   Voltamos pelo mesmo trecho que percorremos na ida, e fizemos mais algumas paradas com direito a mais umas aulinhas rápidas de biologia. Foi uma trilha bem agradável e houve um entrosamento legal do pessoal que compareceu. Esperamos que nas próximas trilhas ou campings, o grupo compareça em peso e que o pessoal possa aproveitar tanto quando aproveitamos a Serra do Japi. Fica aqui a nossa sugestão de trekking.

Até a próxima aventura.

Um comentário:

  1. Puxa, curti muito esse lugar, é algum sitio ou fazenda? Ou é aberto pra camping e trilha?
    Se puder me adicionar no Facebook ou Twitter para trocarmos experiencias agradeço.
    facebook.com/boullevarde
    twitter.com/boullevarde
    MSN: boullevarde@hotmail.com

    Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigada por contribuir com seu comentário. Espero você na próxima trilha.

Abraços