9 de agosto de 2010

PICO DO JARAGUA 15/08/2010

PICO DO JARAGUA

        Pois é galera, mais uma vez estamos em uma semana de preparativos para trilha. Dessa vez com destino ao famoso PICO DO JARAGUA.
        Dizem que a principal trilha do parque é a do “Pai Zé”. São 1.600 metros de subida, feitos em aproximadamente 45 minutos (sem contar as pausas para foto) segundo os sites que indicam a trilha. Não precisa ter experiência ou um preparo físico invejável. Basta apenas um pouco de disposição e amor pela natureza.
        O parque também conta com a Trilha da Bica e Trilha do Silêncio (especialmente desenvolvida e instalada para passeio com grupos de terceira idade, e portadores de necessidades especiais).
      Para quem nunca fez trilhas, aí vão algumas dicas básicas:  venha com um tênis confortável e de boa aderência. Não é necessário tênis especiais para escaladas, pois dificilmente será necessário colocar a mão no chão, já que a trilha está muito bem cuidada e demarcada, inclusive com corrimão em alguns trechos. O protetor solar é  indispensável, pois mesmo em pleno inverno e em dias nublados é preciso proteger a pele dos raios solares,  pois mesmo com as temperaturas mais baixas, as pessoas não estão salvas da ação dos raios UVA e UVB que podem ocasionar o envelhecimento precoce, manchas solares, sardas, flacidez da pele, lesões ásperas e acastanhadas na pele) e, em casos mais sérios, o câncer de pele. E repelente, por que os mosquitos não perdoam.
        Pra quem gosta, chapéus, bonés, óculos de sol, etc. Roupas leves e confortáveis, de preferência as claras e que ajudam na transpiração. A alimentação pode ser feita a base de frutas, barras de cereais, lanches sem maionese (de preferência, porque estraga com facilidade) bolachas doce ou salgada. Nada muito pesado, pra você não fazer a trilha desconfortável depois do lanchinho ( deixem o frango assado e a feijoada pra quando chegar em casa). Para a hidratação, muita água, sucos e isotônicos (como Gatorade e seus derivados). E não se esqueçam, tudo na mochila, pois é bom sempre ter as mãos livres.
        Além disso, vale levar também uma máquina fotográfica para registar os bons momentos, sacos plásticos ou sacolas (para jogarmos os lixos consumidos no percurso) e pra quem toma remédio controlado ou possui alguma restrição médica, não esqueça da sua medicação e de avisar os demais membros do grupo sobre essas precauções.
         Então é isso aí. Preparação, espirito aventureiro, pé na trilha e vamos nessa. Uma ótima semana a todos e bons preparativos para a trilha.



Endereço Estrada Turística do Jaraguá, acesso pelo Km 18 da Via Anhanguera




Telefone (11) 3941 2162
              (11) 3941 2162
              (11)3943 5222


Horário de atendimento De segunda a domingo, das 7h00 às 17h00


Entrada Franca


Serviços Trilhas monitoradas, lanchonete, central de informações turísticas, mirante (aberto das 8h00 às 16h45)


Estacionamento Poucas vagas, no cume


Website:  www.iflorest.sp.gov.br/jaragua



 Imagem 360º        
Imagem panorâmica do local


Vai de ônibus?????? Segue então as dicas do Duh:
Trajeto:


1. Estação Sé.


2. Pegue a Linha:METRO L3 PALMEIRAS - BARRA FUNDA.


3. Desembarque na Estação PALMEIRAS - BARRA FUNDA.


4. Pegue a Linha:CPTM L7 JUNDIAI.


5. Desembarque na Estação VILA CLARICE.


6. Caminhe até a PCA. COM. SOUZA CRUZ, 69 REF.: R DR. ALMEIDA SOARES.


7. Pegue a Linha: 8009-10 TERMINAL PIRITUBA.


Linhas alternativas


* 8007-10 TERMINAL PIRITUBA
* 8009-10 TERMINAL PIRITUBA


8. Desembarque na AV. AGENOR COUTO DE MAGALHAES, 984 REF.: RODOVIA.


9. Caminhe até a R. PICO DO JARAGUA, 1 PIRITUBA


        Parece que tem uma galera esquematizando pra ir de ônibus. Verifique as informações na  nossa comunidade do orkut "Trilhas e Campings SP", no tópico Pico do Jaraguá.


Até lá pessoal

Um comentário:

  1. Meu joelho não acreditou que saiu vivo.
    Mas foi um ótimo passeio, eu iria de novo rs.

    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada por contribuir com seu comentário. Espero você na próxima trilha.

Abraços