3 de setembro de 2010

Pedra Grande

       SUPERAÇÃO DE LIMITES. São essas as palavras que melhor definem a trilha da Pedra Grande realizada pelo grupo, ainda sem nome, da comunidade Trilhas e Campings SP no dia 29/08/2010.
        

          Iniciamos nossa aventura no dia 28 de agosto e, dessa vez, nos acomodamos no campíng Rio Manso, localizado em Atibaia. Fixamos acampamento em meio a centenas de chalés e próximos a uma piscina com toboágua para as crianças, embora alguns membros do nosso grupo tenham tentado se aventurar nele.
         O camping possui um bom espaço para colocar as barracas, mas recomendamos um martelinho de borracha para poder fixar os piquetes no chão, pq o solo é bem seco, dificultando o trabalho apenas com as mãos (ou o auxilio do pé).
        O primeiro grupo, contando com 6 pessoas ( na verdade 7. Não podemos esquecer nossa querida amiga Meg), chegou no camping por volta das 14:30, vindos de ônibus. A viagem de ônibus foi bem animada e tranquila, com um percurso de aproximadamente 1h, partindo da rodoviária do Tietê.
        Enquanto o pessoal escolhia o melhor lugar pra poder fixar suas barracas, um segundo grupo chegou de carro. Com os nossos abrigos montados, partimos para a piscina que, mesmo depois de um dia inteiro de sol, estava mais gelada do que as águas das cavernas do PETAR.
       O dia estava chegando ao fim, mas não a animação da galera que estava acampando. Como se tratava de um camping para a "interação do pessoal", nada melhor do que um churrasco para comemorar. Depois de recolher o dinheiro pra a famosa "vaquinha", O Maurício e a Vivian sairam para comprar as coisas.
       Como o churrasco iria demorar e a maioria do grupo estava o dia inteiro sem comer, decidimos recorrer ao prato básico que não pode mais faltar nos nossos campings: Macarrão instantâneo com bacon, paio e batata palha. Cada membro contribuiu com alguma coisa etodos pudemos saborear essa delicia culinária que serviu pra repor as nossas energias.


        Após longas horas de espera, finalmente o pessoal que saiu pra comprar as coisas retornou e fizemos a festa. Churrasco e bebidas a vontade!!! São muitas as histórias pra contar das coisas que aconteceram nesse churrasco. Histórias que rendem boas risadas. Mas deixo essas histórias para as nossas rodas em volta da fogueira dos próximos campings.
        O dia raiou, e mais uma vez, cansados demais para acordar no horário, acabamos saindo um pouco atrasados para a trilha da Pedra Grande. Depois de um café da manhã reforçado e de alguns membros levantarem acampamento,  iniciamos nossa escalada pela trilha mais pesada da serra sob o sol do meio dia.  Infelizmente, por causas ainda desconhecidas, mas especuladas como imprudência e o tempo seco, o Parque estadual da Pedra Grande sofreu uma queimada alguns dias antes da nossa visita. A trilha foi feita em sua maior parte em meio a um solo seco, tendo como vista ao longe a cidade de Atibaia, com mata em apenas pouquíssimos trechos e com raros animais sobreviventes a essa catástrofe ambiental. Encontramos um único trecho com água e aproveitamos para abastecer nossas garrafinhas - que a muito já estavam secas - com água fresca de uma bica. Aconselhamos o uso de hidroesteril nesses casos, pois como a água percorre longos trechos da serra,  pode haver microorganismos causadores de doenças na água que parece cristalina e pura.
       Foi uma trilha bem difícil de concluir por causa do tempo seco e das condições em que a parte que teriamos que percorrer se apresentava. Mas isso foi apenas um motivo a mais para encorajar nossos trilheiros que tem prazer em se aventura e superar os seus limites de chegar ao fim dessa longa jornada. Limites esses superados após cerca de 3hrs de subida de serra, entre as pedras que deixavam a trilha um pouco mais emocionante. Chegando ao final da trilha, pudemos curtir uma vista extraordinária de um magnífico mirante para toda Atibaia e regiões vizinhas a ela, de uma formação rochosa que fica a 1450 mts acima do nível do mar, formado a mais de 600 milhões de anos e que possui cerca de 22.400m² e 650m de altura (50m a mais que o Pão de Açúcar). Este monólito proporciona um excelente local para a prática de asa delta, para-glider, escalada e rapel.
       Algumas pessoas se aventuraram a ir até a Pedra Rachada, um pouco mais de subida e mais uns 15 minutos de caminhada. Outros integrandes do grupo preferiram sentar nessa incrível formação rochosa e apreciar a vista, observando também algumas pessoas um pouco mais radicair e corajosas pulando de asa delta e para-glider  Depois de curtir a vista, retornamos pela mesma trilha da ida, que se apresentou mais fácil na descida do que na subida, feita em aproximadamente metade do tempo da ida.
        Retornamos ao camping e os retardatários terminaram de levantar acampamento. Alguns ainda se aventuraram em uma ida a piscina, enquanto outros optaram por um bom banho quente.
       









             O último grupo partiu do camping por volta das 19 hrs, deixando pra trás mais um final e semana de aventuras e histórias que ficarão pra sempre na nossa memória. 
            Mais uma vez agradecemos a presença de todos os membros da comunidade que compareceram e que fizeram desse final de semana inesquecível.
           Até a próxima aventura. 
                

2 comentários:

  1. Vi o blog e adorei o que senti em ver.

    VCs estão formando um lugar (astrofisico) em que todos se protegem e buscam ser felizes

    São pessoas diferentes e distantes geograficamente,mas juntas por uma vontade de viver e rir muito.

    Não deixa que isso acabe

    Peudes/Mel

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal!
    Essa trilha -da Pedra Grande-, foi a minha primeira trilha com o grupo. Curti bastante. Vejo que o grupo já está formado e introsado. Espero fazer outras trilhas com vcs, trocar idéia, experiências e mtas aventuras!
    Espero sentir mais a harmonia do grupo nas próximas trilhas!!

    Bjão e parabéns -a Monica- pelo Blog, tá mto bem estruturado e rico em informações!!

    Zenaide Teles

    ResponderExcluir

Obrigada por contribuir com seu comentário. Espero você na próxima trilha.

Abraços